Mini bio | release

RODRIGO MUNARI é um cantor, compositor, escritor e filósofo – não necessariamente nessa ordem – com mais de 30 anos de carreira.

Já gravou 18 discos, compôs mais de 200 canções e produziu o documentário Expedição Sul.

Escreveu e publicou 5 livros:

Romance das duas flores (2015); Diferenças (2017); As histórias por trás das canções (2019); Quanto vale? (2020); e A incrível história de Salvador Penacho (2021).

É autor e produtor do filme de animação “Curta Diferenças” (2021), baseado no seu livro Diferenças.

Atualmente viaja com o show “Esperançando”, realiza Palestras Musicadas nas escolas e feiras literárias tendo seus livros como tema, cursa Mestrado em Filosofia na PUC-RS, cria, produz e executa projetos viabilizados pelas leis de incentivo à Cultura Federal e Estadual, além de estar sempre em movimento!


Acredita na arte e na educação como ferramentas para melhorar as relações humanas.

Algumas curiosidades sobre o artista:

Seus livros nascem das suas músicas.

Na sua graduação em Filosofia, recebeu o título “Láurea Acadêmica” instituído pela Pontifícia Universidade Católica do RS, e foi o primeiro colocado da turma, com o maior coeficiente de rendimento dentre os formandos.

Além do Brasil, já fez shows em Portugal, em quatro das ilhas do arquipélago dos Açores, no Uruguai, Argentina, Paraguai e na China.

Participou de importantes programas da TV como o Domingão do Faustão, Fantástico, Programa do Jô, Central da Periferia com Regina Casé, dentre outros.

Teve duas de suas músicas nas trilhas sonoras de novelas da TV Globo: Traz de volta a minha vida (Paraíso – 2009); e Ela é minha namorada (Êta Mundo Bom! – 2016 e 2020).

Integrou o Conjunto Musical Os Serranos de 1993 até o ano 2000. Vendeu mais de meio milhão de discos e faturou um disco de ouro.

Formou com seu irmão em 2002 a dupla Enzo&Rodrigo, onde atuou por 11 anos.

Foi escolhido como patrono de diversas Feiras do Livro.

Em 2019, a FURG – Universidade Federal do Rio Grande, usou o livro Diferenças como tema da sua Feira do Livro Infantil e convidou Rodrigo Munari para ser o patrono.

O projeto viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura com patrocínio exclusivo das Empresas Randon, “A Incrível História de Salvador Penacho”, realizado em 2021, contemplou diretamente mais de vinte e um mil alunos da rede pública de ensino nos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

O filme “Curta Diferenças” está disponibilizado gratuitamente no site oficial do artista e na plataforma YouTube.