top of page

O projeto “Musicar: a arte de educar com música" (PRONAC 211219) - nasce para apontar caminhos possíveis para que os educadores, professores, pedagogos e agentes de ensino generalistas possam inserir a música no seu cotidiano escolar, não só como disciplina e sim como uma importante ferramenta de auxílio no desenvolvimento do aluno, pois a música otimiza a linguagem verbal e escrita e tende a melhorar as pessoas por ativar partes importantes do cérebro ligadas ao raciocínio e a concentração.
O projeto conta com a doação de três mil livros "MUSICAR: a arte de educar com música" para a rede pública de ensino de 20 municípios no estado do Rio Grande do Sul, o audiolivro que está disponibilizado de forma gratuita aqui no site, encontros com os alunos nas escolas, e uma formação para os professores da rede pública de cada um dos municípios contemplados com o MUSICAR.

A musicalização é um facilitador no processo de aprendizagem e um instrumento eficaz para que a escola se torne um lugar

mais alegre e receptivo.

A música acompanha o homem desde os primórdios, é uma linguagem muito antiga, o ser humano tende a registrar momentos importantes da vida através dessa arte, a história de cada um pode ser contada através das canções do seu tempo,

bem como a história da humanidade, pois a música sempre esteve nas celebrações comunitárias sendo um elo entre as pessoas.
Com a música, essa linguagem potente que parece ser a mais acessível das artes, as aulas podem ser mais atrativas, e a construção do conhecimento tende a ser menos fechada, mais alegre e criativa.

“MUSICAR” é um projeto da MUNARI PRODUÇÕES e chega para dialogar com os formadores, para desenvolver conceitos e práticas de aprendizado, para somar conhecimento, para compartilhá-lo. Tem o patrocínio do INSTITUTO ELISABETHA RANDON, do BANCO SAFRA e da VINÍCOLA CAMPESTRE - via Lei de Incentivo à Cultura - e a realização do MINISTÉRIO DA CULTURA e do GOVERNO FEDERAL.
 

Educador, aqui você pode interagir com o MUSICAR.

Inscreva-se para compartilharmos conhecimento.

CRIATIVIDADE

 

 

#MUSICAR propõe o estímulo da criatividade em sala de aula, fazendo com que professor e aluno possam interagir neste processo de aprendizado mútuo.
Queremos desmitificar a crença de que fazer música é algo distante, para pouquíssimos seres geniais! hehe... 
Todo mundo pode fazer música, a musicalidade está presente em todos nós.
Esta página será uma página colaborativa, você poderá se cadastrar no formulário acima, e através do e-mail dividir conosco suas experiências, o que deu certo, quais as "invencionices" que funcionaram, pode gravar um vídeo e enviar pra gente, e assim iremos compartilhar experiências exitosas!

ParaSite.png

JOGOS E BRINCADEIRAS

"APRECIAÇÃO" 

 

Ouvir música em grupo é um exercício simples e importante, e nele o educador poderá perceber quais canções mexem, despertam e emocionam seus alunos, poderá compreender as suas individualidades através das suas reações ao contato com obras diversas. Se cada aluno compartilhar com a turma em dias pré estabelecidos pelo professor uma música de sua escolha, este exercício gerará um aumento da auto estima, respeito mútuo, tolerância e desenvolvimento musical, pois ouvir é uma porta para o estímulo da percepção do ritmo, da melodia e do texto.

"CONSTRUÇÃO, EXPLORAÇÃO E UTILIZAÇÃO DE INSTRUMENTOS MUSICAIS ALTERNATIVOS"

 

A criatividade é sempre nosso ponto de partida.
Usar materiais descartados no lixo, garrafas, latas, metais, tudo que produza som, misturar esses elementos, é uma forma de estimular a consciência ecológica e a consciência artística, pois após a confecção dos instrumentos o educador poderá comparar o som entre os novos brinquedos sonoros, e a turma poderá dizer qual som é mais grave, qual som é mais agudo, qual som tem a maior duração, o que é mais bonito, qual lembrança aquele som remete, enfim, a descoberta lúdica dessas diferentes matrizes sonoras com suas variáveis é uma grande possibilidade neste aprendizado.

 

​​

vídeos
vídeos
audiolivroMUSICAR
AudioLivro - MUSICAR: a arte de educar com música
bottom of page